PROJETO

Entre as visões fervorosas e reticentes

O projeto de resgatar a obra de Artacho Jurado em documentário surgiu em 2014, alguns anos depois da edição do livro "Artacho Jurado - Arquitetura Proibida", de Ruy Eduardo Debs Franco. Concebido pelos arquitetos Ricardo Moreira e Ruy Debs, o projeto exigiu, desde então, ampla pesquisa e vem coletando depoimentos de profissionais e admiradores do trabalho de João Artacho Jurado, que ergueu na paisagem paulistana e santista edifícios com uma arquitetura quase cenográfica.

O documentário, narrada pelo próprio Ruy Debs, será lançado este ano (2017) e, segundo Moreira, busca o equilíbrio entre as visões fervorosas e reticentes sobre a a obra de Artacho. “Esperamos contribuir para diminuir os preconceitos sobre ele, contextualizando-o na linha do tempo e da história com seu devido mérito".

João Artacho Jurado ganhou destaque nas décadas de 40 e 50 com edificações ricas em cores, elementos decorativos e estilos. Perseguido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e pela patrulha modernista, mostrou-se um autodidata.

A produção do Documentário Arquitetura Proibida conta com a parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP. O trabalho poderá ser conferido livremente pela internet, estando sob licença Creative Commons.

Fotos: Hamilton Penna

 

 

 

 

 

APOIO

O DOCUMENTÁRIO

Este documentário em produção é baseado no livro Artacho Jurado - Arquitetura Proibida de Ruy Eduardo Debs Franco, lançado pela Editora Senac em 2008.

Formato: HD / Dolby Digital
Duração: 52 minutos
Gênero: Documentário
Classificação Etária: Livre

 

Arquitetura Proibida - 2017 | Todos os direitos reservados
DOCUMENTÁRIO